10 atividades físicas para mulher contemporânea

Trabalho, filhos, marido, saúde e bem-estar, beleza, realização pessoal são muitas as áreas que fazem parte do dia a dia da mulher contemporânea que acumula cada vez mais funções. Conforme os dados do Diagnóstico Nacional do Esporte (Diesporte – 2014), estudo realizado sob encomenda pelo Ministério do Esporte, 50,4% das mulheres declarou não realizar nenhuma atividade física em seu tempo livre num período de um ano.

Em meio a tantas atividades é importante que a mulher consiga um tempinho para prática da atividade física. Afinal, aliada à alimentação e hábitos saudáveis, ela proporciona bem-estar e qualidade de vida. A mulher que está bem consigo mesma e investe em sua saúde, consegue realizar de forma otimizada todas as tarefas do seu cotidiano. Confira algumas atividades físicas que ganham cada vez mais espaço no dia a dia das mulheres contemporâneas. Escolha a sua e pratique:

1) Pilates
O método de condicionamento físico, criado por Joseph Pilates em meio à Primeira Guerra Mundial, tem exercícios de baixo impacto, poucas repetições e muitos benefícios para saúde e bem-estar. Ele ajuda a reduzir os sintomas da TPM, reduz o estresse, melhora a coordenação motora, proporciona o alongamento, relaxamento e fortificação do corpo e melhora o sexo. Pode ser praticado inclusive por gestantes.

2) Crossfit
Inspirado no programa de treinamento físico das academias de polícia americana, o crossfit reúne agachamentos, flexões, levantamento de pesos, saltos, tudo isso, na sequência e sem pausa. O programa de treinamento de força e condicionamento físico ganha cada vez mais adeptos, e queima até mil calorias em uma hora. Ele otimiza a resistência muscular e cardiorrespiratória, força, coordenação, agilidade, equilíbrio, precisão, flexibilidade e muito mais.

3) Yoga
O yoga reúne filosofias, princípios e práticas derivados da tradição védica da Índia, mais de 2500 anos atrás. Praticar yoga torna o corpo forte e flexível, melhora as funções dos sistemas digestivo, hormonal, circulatório e respiratório. Além disso traz estabilidade emocional e apesar de milenar, tem atraído cada vez mulheres por ajudar a manter a mente e o corpo em equilíbrio.

4) Danças Circulares
As danças circulares vêm sendo cada vez mais difundidas e praticadas ao ar livre. Elas sempre estiveram presentes na cultura dos povos para celebrar nascimentos, colheitas, casamentos, falecimentos, mas com o passar do tempo o homem se distanciou dessas práticas. Na década de 70, o coreógrafo Bernhard Wosien criou um movimento chamado Danças Circulares, em que resgatou essas práticas ancestrais dando-lhes uma nova cara. De fácil aprendizado, as danças circulares podem ser praticadas por pessoas de todas as idades. Elas promovem a integração, o respeito ao próximo, à diversidade, estimulam a amizade e trazem benefícios emocionais e espirituais.

5) Zumba
A zumba vem sendo cada vez mais difundida em academias e aulas ao ar livre. Ela mistura diversos ritmos latinos e internacionais como rap, flamenco, hip hop, salsa, merengue, cumbia entre outros. A dança que mescla ritmos e coreografias fáceis, espanta o estresse e dependendo do biotipo da mulher, ela consegue queimar até mil calorias em 1 hora, dançando.

6) Dança com Sling
Essa atividade é ideal para mamães. Utilizando um sling, wrap ou carregador de bebê as mulheres têm uma experiência relaxante e alegre de dançar com seus bebês. Assim é possível despertar a consciência do movimento e do corpo no período do pós-parto.

7) Spinning
A aula com bicicleta indoor, também conhecida como spinning, pode ser feita por pessoas de todas as idades e traz muitos benefícios á saúde. Além de queimar cerca de 700 calorias, dependendo do biotipo da mulher. O spinning fortalece os músculos, queima gorduras e aumenta a resistência respiratória e cardiovascular.

8) Muay Thai
A arte marcial tailandesa trabalha socos, joelhadas, chutes altos e baixos e aumenta a flexibilidade. Ela desenvolve ainda a concentração e agilidade, ajuda a deixar os músculos definidos. O teino é puxado, mas além de queimar muitas calorias, atrai adeptas que a utilizam como defesa pessoal.

9) Insanity
O programa de exercícios físicos que podem ser feitos em casa, são uma ótima opção para quem não consegue se deslocar até uma academia. Criado pelo personal trainer americano Shaun Thompson, o Insanity não usa nenhum tipo de aparelho, apenas o peso do próprio corpo. O programa dura 60 dias e tem videoaulas de 1hora com exercícios aeróbicos intensos que queimam até mil calorias.

10) Método DeRose
A atividade física que inicialmente foi criada para homens, hoje tem um número cada vez maior de mulheres praticantes. O Método DeRose propõe alta performance e qualidade de vida com base em três pilares: boa alimentação, boa forma e boa cabeça. Primeiramente é realizada uma reeducação respiratória, exercícios de concentração e gerenciamento de estresse. Em seguida são apresentados ao praticante, conceitos de reeducação comportamental, boa forma, boa alimentação, boas relações humanas, integração na família, no trabalho e no esporte.

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

Fonte

https://equilibrese.catracalivre.com.br/…/10-atividades-fi…/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: