Como organizar seu orçamento

Eu, como muitos, já me vi com “as calças na mão” quando o assunto é finança pessoal. Não se desesperar é muito importante, é essencial que você se organize, caso contrário corre o risco de meter os pés pelas mãos na ânsia de sair do buraco e acabar se afundando ainda mais.

Pode parecer difícil, mas com disciplina, comprometimento e algumas atitudes simples você pode, sim, organizar melhor o seu dinheiro.

Faça uma planilha: faça uma tabela simples e coloque todos os seus gastos e entradas. A visualização do que entra e do que sai permite identificar onde está o “vazamento”.

Organize seu orçamento: divida seu orçamento para que você consiga ter um controle dos seus gastos. Existem diversos métodos que você pode pesquisar na internet e ver qual se adapta melhor à sua realidade.

Classifique: separe seus gastos em o que é essencial; o que é importante, mas pode ser cortado em uma emergência; o que supérfluo e o que você teve de despesas extras no mês. Isso permite identificar onde você pode cortar gastos sem gerar muito impacto.

Avalie e corte: veja se suas despesas são mesmo necessárias, como, por exemplo: tevê a cabo, clubes, pacotes de internet, telefone fixo, etc. Se algum desses serviços for pouco utilizado, é melhor cortá-lo.

Revise seus hábitos: reduza os gastos com energia elétrica, água, gás e etc, mudando seus hábitos diários, como o tempo no chuveiro, as lâmpadas utilizadas, luzes ligadas, etc. No conjunto essas pequenas ações fazem diferença.

Coma em casa: comer fora se torna muito caro, leve marmitas se necessário (inclusive marmita está super na moda) e compre seus lanches no supermercado ao invés de bares e padarias.

Pague suas dívidas mais baratas: se você está devendo no cartão de crédito ou no cheque especial pagueo quanto antes, pois os juros são muito altos e acaba virando uma bola de neve. Eu não sou a favor de empréstimos, mas em certo casos é uma saída.

Diminua tarifas e seguros: informe-se como reduzir tarifas bancárias e avalie a possibilidade de trocar de banco. Com relação aos seguros, corte os serviços e coberturas adicionais que você não utiliza, acaba saindo mais barato pagar “por fora” quando você realmente precisar.

Poupe: estipule um valor mensal mínimo para sua poupança ou algum outro investimento que lhe proporcione ter uma reserva.

Cartões de crédito: não utilize seu cartão de crédito como método principal para pagamento, priorize o débito ou dinheiro, assim fica mais difícil você se perder nas contas. Utilize o cartão para compras maiores e pontuais, e tente não cair na tentação das 12x sem juros, assim você evita o acúmulo de parcelas e, nunca, jamais, pague apenas o mínimo da sua fatura, é preferível usar o cheque especial.

Seja criativo: você não precisa cortar toda e qualquer diversão, mas pode encontrar maneiras mais baratas, como reunir os amigos em casa ao invés de saírem para o bar, ou passeios em parques, por exemplo. Pesquise eventos culturais gratuitos na sua cidade, você vai se surpreender com as opções.

Organizar seu orçamento pode parecer, por vezes, um bicho de sete cabeças, mas como pudemos ver, muitas vezes é mais simples do que parece, não pense que você precisa fazer algo grandioso, comece pelo seu dia a dia, e ao final de cada mês você vai notar a diferença!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestôes? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

Fontes

https://blog.racon.com.br/planejamento-financeiro/orcamento-pessoal-passos-para-organizar-o-seu/

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/como-dividir-o-orcamento-pessoal/103821/

https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/7-maneiras-de-parar-de-gastar-demais/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: