Vitamina D

A Vitamina D é importante para o bom funcionamento dos músculos, coração, pulmões, cérebro e também no combate a infecções. Apesar do nome, é um hormônio que, por responsável pela nossa conexão com o sol, atua nos processos básicos de sobrevivência, como a capacidade de reprodução, por exemplo.

Sua deficiência está se tornando uma epidemia, o que é algo preocupante, já que sua correção reduz em 50% o risco de morte por doenças em geral. Parece loucura, mas isso acontece porque ela impacta nos nossos genes, por isso é tão importante no tratamento de patologias crônicas, como a Doença de Crohn.

Além disso, estudos relacionam seus efeitos ao combate de vários tipos de câncer, entre eles o de pâncreas, pulmão, ovário, mama, próstata e pele. Segundo Carole Baggerly, fundadora da GrassrootsHealth, até 90% do câncer de mama pode estar relacionado à essa deficiência, já tendo sido popularmente chamado de “síndrome da deficiência de vitamina D”.

Veja mais alguns impactos da falta de Vitamina D no nosso organismo:

Baixa imunidade: um de seus papéis fundamentais é fortalecer  o sistema imune, combatendo os vírus e bactérias.

Cansaço: sentir-se cansado o tempo todo pode ser falta de vitamina D no seu organismo, que impacta negativamente nos níveis de energia.

Dor nos ossos e costas: por contribuir para uma melhor absorção de cálcio,  essas dores podem ser sintomas de que seu nível de vitamina D está baixo. Em alguns casos pode-se chegar a um quadro de perda óssea, principalmente em mulheres que passaram, ou estão passando, pela menopausa.

Cicatrização: cicatrização e recuperação lenta após cirurgias ou lesões pode ser um sinal de que os níveis de vitamina D estão muito baixos.

Cabelo: a queda severa de cabelo pode ser resultado de uma deficiência de nutrientes, dentre eles a vitamina D, agravando quadros de doenças auto-imunes, com a Alopecia areata.

Dor muscular: há uma ligação entre dor crônica e baixos níveis da vitamina, o que ocorre devido à sua interação com as células nervosas sensíveis à dor.

Recomenda-se aumentar esses níveis através da exposição ao sol, caracterizando-se a melhor forma de sua absorção. Embora seja prudente manter, também, uma alimentação adequada. Veja algumas dicas de alimentos:

  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Cogumelos;
  • Peixes oleosos;
  • Ovas de peixe;
  • Tofu;
  • Ovos cozidos.

Saiba também que esse hormônio é solúvel em óleo, o que significa que é preciso ingerir gordura para seu organismo absorvê-lo melhor.

Portanto, faça exames regulares para verificar os níveis de vitamina D no seu corpo. Não faça suplementações por conta própria, pois doses elevadas podem causar dores de cabeça e inflamação no corpo. É sempre melhor procurar um médico que saiba fazer o tratamento adequado.

Enfim pessoal, cuidar do nosso corpo é fundamental, pois somos um conjunto. Cuidar apenas da mente e deixar o físico de lado fará com que você acabe sucumbindo. É preciso estar bem em um contexto geral, assim poderemos ir atrás de tudo que almejamos para nossas vidas.

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestôes? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

Um comentário em “Vitamina D

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: