Como Praticar a Visualização Criativa

Como já falamos, a Visualização Criativa é a técnica de mentalizar o seu objetivo como já alcançado, a fim de criar a realidade desejada. É a energia criativa básica do universo, presente em cada um de nós, e que usamos diariamente, mesmo que inconscientemente.

Tudo o que existe hoje foi, primeiramente, imaginado por alguém. Sua casa, por exemplo: ela pode ter sido construída fisicamente por outras pessoas, mas antes de tudo, ela foi mentalizada e desenhada por quem criou o projeto.

Agora que já revisamos o conceito, vamos ao foco desse artigo: como praticar a Visualização Criativa. Não é incomum pessoas me perguntarem como exercitar a imaginação e tornar essa técnica mais eficaz. Eu mesma, às vezes, também tenho pouca facilidade na sua aplicação.

Pensando nisso, trouxe algumas dicas para ajudá-lo nesse exercício:

Pratique a imaginação

Comece com um objeto simples. Concentre-se em todos os seus detalhes, durante um minuto. Depois feche os olhos e tente lembrar o máximo possível, pelo mesmo tempo.

Depois que este processo já estiver bem assimilado, aumente um pouco o nível. Repita o processo anterior, porém, dessa vez, você irá se lembrar e um fato recente, concentrando-se em todos os detalhes e pessoas da cena. Repita até conseguir visualizá-la o mais perfeitamente possível.

Comece a criar

Aqui você passa a exercitar a sua capacidade de criação. Invente uma imagem e coloque nelas todos os detalhes possíveis: cenário,  cores, objetos e etc.

Sinta

Agora vamos incluir sensações. Concentre-se no seu corpo, em como você está se sentindo, todo o funcionamento do seu organismo. Em seguida, imagine uma grande sensação de bem estar. Pontecialize essa sensação de bem estar por todo o seu corpo e observe como ele reage, tomado por essa sensaçao positiva potencializada. Preste atenção nos detalhes, como a sua respiração, ou até mesmo seus batimentos cardíacos.

Dê significados

Comece a dar significados simbólicos às suas imagens mentais. Imagine, por exemplo, uma imagem que simbolize prosperidade para você. Note que as visões são únicas para cada um, com base em suas vivências, crenças e valores. O importante é que a imagem passe a representar algo que desejamos.

Pense no presente

Depois de decidir o que você deseja, mentalize no presente, como se essa já fosse sua realidade atual. Inclua o máximo de detalhes possíveis, com base em todos os passos anteriores. Concentre-se nas cores, brilhos, sensações, imagens, objetos, pessoas, sons, temperatura e etc. Enfim, tudo que vier a sua mente e seja favorável ao seu objetivo, inclua.

Automotivação

Enquanto você se concentra, faça declarações positivas para si mesmo, se incentivando. Veja-se recebendo parabenizações, elogios e incentivos das pessoas que você ama. Se vier qualquer dúvida ou insegurança à sua mente, não se desespere. Apenas afaste esses pensamentos, grite mais alto. Pensar nas pessoas que amamos, como família e amigos, ajuda bastante nesse exercício. Pense em como ele estão orgulhosos de você.

Pense em algo possível

Algumas pessoas tem pouca facilidade em mentalizar, pois estão tentando imaginar algo impossível. A visualização não é uma fada madrinha, muito menos uma varinha de condão. Portanto, obedeca às leis da física, por exemplo, e imagine algo real, possível de ser alcançado pelo ser humano.

A prática leva à perfeição

Pratique a Visualização Criativa sempre que possível. Concentre-se no seu objetivo claramente, de uma forma leve e descontraída. É importante não empregar muito esforço de uma só vez ou você associará uma emoção negativa ao processo. Não cobre-se demais, esse é um momento de felicidade, afinal, viver seus objetivos realizados deve ser algo prazeroso.

Aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo a adquirir esse novo hábito:

  • Se liberte da culpa;
  • Reserve um momento do dia só seu, em um ambiente calmo e reservado;
  • Coloque um lembrete no seu celular e espalhe lembretes pela casa para te ajudar a lembrar;
  • Repita o exercício por 21 dias consecutivos. Se você não conseguir, apenas recomece, sem culpa.

Continue mentalizando até atingir o seu objetivoSe você achar que mudou de opinião e não quer mais seguir por esse caminho, tudo bem. Apenas deixe claro para você mesmo que está mudando de foco, e que não tem problema nenhum nisso. Encerre um ciclo para, então, começar um novo. Isso ajuda a evitar sensação de que você desistiu, quando, na verdade, só mudou a direção.

Quando atingir uma meta, comemore essa conquista. Reconheça a si mesmo, conscientemente, sobre essa superação. Vibre, agradeça, e conte aos entes queridos, se achar que deve. Reforce o sentimento de merecimento, pois você foi capaz de alcançar o almejado. Celebre, também, as pequenas conquistas, afinal, toda guerra é feita de pequenas batalhas. 

E, quando você, por algum momento, duvidar de si mesmo, lembre-se:

Tudo o que existe, já foi apenas uma idéia na mente de alguém.

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestôes? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

3 comentários em “Como Praticar a Visualização Criativa

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: