Pare de Procrastinar

A procrastinação pode afetar nossa saúde e bem estar, causando dores de cabeça, estomago, stress e baixa no sistema imunológico. Isso porque a pessoa tem consciência da situação, porém, ao mesmo tempo em que não consegue evitar, se sente culpada e se autopune.

Por que, então, ela continua procrastinando? Pesquisas mostram que a procrastinação é constituída de 4 pilares principais:

  1. Valor: nós deixamos para depois tarefas que consideramos desagradáveis, chatas ou pouco importantes.
  2. Personalidade: existe um componente de personalidade genéticovque, combinado ao ambiente, torna algumas pessoas mais propensas à procrastinação.
  3. Complexidade: se você tem na sua mente que aquela tarefa tem um alto nível de complexidade, naturalmente sua tendência vai ser adiá-la.
  4. Medo: mesmo que inconsciente, temos medo de falhar. Para proteger a identidade que criamos, adiamos tarefas nas quais consideramos que estamos correndo algum risco.

Para mudar de hábito é preciso força de vontade. Eu falo constantemente em meus artigos que tudo é questão de prática e que nossa mente pode ser treinada e, para isso, precisamos de prática.

Pensamentos como “só hoje” “eu mereço” ou “tive um dia tão difícil” começam a aparecer. Por isso, hoje eu trouxe algumas  dicas bem práticas para vocês vencerem a procrastinação no seu dia a dia:

Ambiente

Crie um ambiente sem possíveis distrações, reflita sobre o que geralmente te desvia do que precisa fazer e elimine do ambiente.

Submetas

Muitas vezes, deixamos de fazer algo porque requer um esforço maior. Para mudar essa percepção, divida suas tarefas em uma série de pequenas ações e vá um passo de cada vez, sempre registrando cada etapa concluída.

Assuma um compromisso

Comprometa-se publicamente. Fale para as pessoas obre seu projeto, pode ser alguém mais íntimo. Assim, esse deixa de ser um combinado apenas consigo mesmo, mas também com as pessoas para quem você contou.

Disciplina

É preciso disciplina para formar um hábito, todavia, depois de conseguido, entra em estado de fluxo. Quando se faz a coisa certa, não é necessário se monitorar o tempo todos, a mudança acontece naturalmente. 

Hora marcada

Defina um período de tempo para se dedicar única e exclusivamente para a tarefa em questão. Tranque-se numa sala, desligue a internet, coloque o celular no modo avião e o que mais for preciso para que nada atrapalhe esse momento de foco total.

Planeje deu dia

Faça uma lista das tarefas e escolha as três mais importantes que você irá fazer no próximo dia. Ao acordar repita pra você, com bastante convicção, o que você irá fazer e as desvantagens de não fazer.

Feche seus olhos e imagine-se reaalizando essas tarefas, veja-se durante todo o processo, executando cada ação com dedicação e leveza, o quanto concluir essas etapas te deixam feliz e realizado. Agradeça por ser capaz de ter os recursos necessários dentro de si.

Viva essa visão por um tempo, guarde-a dentro de você e mãos à obra.

Primeiro o mais importante

Existem algumas ações que exigem mais da nossa força de vontade, portanto, inicie o dia com elas. Quando você já começa concluído essas tarefas, a tendência é que continue assim até o final.

Nao. Agora mesmo.

Toda vez que pensamentos procrastinadores vierem à sua mente, responda: Não. Agora mesmo. É como quando pedimos para uma criança tomar banho, ela pede para ver televisão por mais 5 minutinhos e você diz “não, vai já pro banho”.

Pode parecer bobo, mas nosso inconsciente é metafórico, então tratá-lo como uma persona é muito favorável, afinal, ele é a voz por trás do “mais 5 minutinhos”.

A questão é que eu não conheço alguém que goste ou sinta orgulho de ser procrastinador, pois a pessoa vive em um estado de ansiedade e culpa frequentes. A procrastinação mata nossos sonhos, metas e objetivos. Entretanto, como vimos, tem solução, dê o primeiro passo para transformar a sua vida.

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

 

 

 

2 comentários em “Pare de Procrastinar

Adicione o seu

  1. Pingback: Pare de se Sabotar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: