Vamos falar sobre a sua Autoimagem?

Como a própria palavra diz, autoimagem é a maneira como vemos a nós mesmos. Você pode levantar-se agora e ir até o espelho, o que você vê? Será que a pessoa do reflexo é realmente quem você é?

Autoimagem é uma expressão da identidade que assumimos, ou seja, uma criação da nossa mente. E, portanto, totalmente real. Afinal, nós criamos a realidade em que vivemos a todo momento. A partir disso, podemos concluir que a nossa autoperceção pode ser reprogramada positivamente.

Pense em quem você é. Quais características você assumiu ao longo do tempo. Como você se define para si mesmo e para as outras pessoas. Na maior parte das vezes, as frases que ouço são no negativo: ‘eu não consigo achar ninguém que preste’, ‘eu não sei me impor’, ‘eu não confio nas pessoas’ e assim por diante.

Esse tipo de crença é limitante e te agride internamente, pois limita o seu crescimento e desenvolvimento. Mas tudo bem, você não fez isso conscientemente, elas foram instaladas lá há muito tempo, provavelmente na sua infância.

Quando pessoas que consideramos importantes fazem certo tipos de afirmações, isso pode ficar gravado na gente. Como quando um pai, após o vizinho comprar um carro novo, afirma para o seu filho que, no mínimo, ele está puxando o saco de alguém ou fazendo algo ilícito. Pronto, instaurou-se uma crença de falta de merecimento, onde essa criança vai achar, cada vez que conquistar algo, que ela não merece aquilo. Afinal, pessoas que conseguem alcançar os objetivos, não o fazem por mérito próprio. Entendem o que quero dizer?

Existem alguns pontos que eu considero essenciais no processo de mudança de autoimagem:

Aceitação

O ponto de partida é aceitar que você é. O que é bem diferente de se conformar. Significa se conhecer, com todas as suas falhas e acertos para, então, saber o que explorar e o que melhorar.

Apreciação

Identififque e reconheça suas próprias capacidades. É preciso reforçar o que é bom para potencializar dentro de nós. Aprenda com seus erros, não superestime-os.

Responsabilidade

Assuma a responsabilidade pela sua vida. Se o que você está fazendo não te traz os resultados esperados, mude. É você quem tem que mudar e não o universo que precisa conspirar a seu favor. 

Empatia

Pratique o exercício de enxergar a intenção positiva por trás das ações. Tanto as suas como as das outras pessoas. Sempre há uma intenção positiva que motiva quem praticou o ato. O executor sempre tem o intuito de se beneficiar com determinado comportamento. 

Ao fazermos isso, saímos do nível comportamental, que nos faz julgar as pessoas apenas por suas ações. Fazendo com que possamos enxergar o positivo por trás de cada ação e corrigir o comportamento, para que esteja de acordo com o resultado esperado.

Em um dos meus cursos, tive uma colega que tinha uma fobia severa de barata. Ao analisarmos essa questão e aplicarmos as ferramentas, descobrimos que a intenção dela era superação. Era o inconsciente dela querendo que ela superasse esse medo. Pois, lá no fundo, ela sabia que era capaz, mas estava limitada por uma autopercepção frágil.

Uma nova autoimagem exige carinho, cuidado e atenção. Porém, por experiência própria, posso dizer que o esforço compensa. Nos livramos de crenças limitantes e percebemos, a cada dia, uma nova versão de nós mesmos, sempre em busca de melhorar.

Cada um de nós traz consigo uma foto de si mesmo. Alguns gostam dessa imagem e a exibem com orgulho. Outros, porém, sentem-se desconfortáveis em mostrá-la às outras pessoas.

Portanto, se você não gosta, tire uma nova foto. Melhore sua autoimagem, permita-se aprender consigo mesmo, abra-se para o que o mundo tem a mostrar e oferecer. Lembre-se que as pessoas ao seu redor são o seu reflexo, elas enxergam aquilo que você demonstra.

Vá até o espelho novamente, se olhe bem e fale em voz alta todas as suas qualidades que conseguir se lembrar. Se vierem coisas ruins à sua mente, tudo bem, apenas aceite e pense em como você pode melhorar isso hoje.

Todos nós temos um potencial gigante, você só precisa usá-lo. Dê o primeiro passo. Não espere as condições favoráveis, seja quem você quer ser hoje.

Seja feliz hoje, não deixe para amanhã. 

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

2 comentários em “Vamos falar sobre a sua Autoimagem?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: