Pare de se Sabotar

A autossabotagem é um padrão de comportamento limitante que nos impede de realizar algo. Toda vez que assumimos para nós mesmos que somos incapazes, estamos nos autossabotando, mesmo que inconscientemente. A pessoa tem um objetivo, até começar a fazer algo, e então, em algum momento, tudo dá muito errado. A autossabotagem é aniquiladora de sonhos, objetivos e metas.

No decorrer de nossas vidas, construímos referências internas sobre nossas capacidades. Se crescemos em um ambiente de autoconfiança, teremos crenças positivas sobre nossas capacidades. Entretanto, se suas experiências foram depreciativas, é muito possível que você tenha assumido essa identidade limitadora.

E é assim com as diversas áreas da nossa vida, vamos construindo nossos próprios conceitos sobre relacionamentos, dinheiro, oportunidades e etc. A autossabotagem ocorre, justamente, quando temos um comportamento contrário a nossas crenças internas.

Você estabelece uma meta, trabalha com dedicação, só que, em algum momento, sua mente identifica que essa ação vai de encontro com aquilo que você assumiu pra si mesmo como verdade. E, a partir disso, tudo começar a dar errado.

Por exemplo, você tem a crença de que é uma pessoa tímida. Então, toda vez que você sabe que precisará falar em público, começará ter os mais diversos comportamentos de autossabotagem, conscientes ou não. A famosa dor de barriga de nervoso é um caso clássico disso.

Portanto, o primeiro passo para eliminar isso da sua vida é o autoconhecimento. Só assim você conseguirá identificar o que está te limitando e impedindo de conseguir o que quer e, então, transcender.

Precisamos aceitar quem somos, para então podermos mudar o que precisa ser mudado. Não sinta-se culpado, todos nós, em algum momento da nossa vida intruímos crenças limitadoras, seja por algo que nos foi dito ou uma experiência marcante.

O que mais vejo por aí são casos de pessoas que tem crenças inconcientes de que o sucesso é uma coisa ruim, talvez por terem ouvido, em algum momento, que dinheiro é sujo, por exemplo.

Há, também, aqueles que temem tanto o fracasso, que são incapazes de partir para a ação. Porém, se assumirmos que erros são aprendizados, entenderemos que não existe insucesso.

Comece eliminando a procrastinação da sua vida. Pare com comportamentos do seu dia a dia que tem desviem do seu objetivo. Já falamos sobre isso aqui no blog, inclusive.

O passado deve servir como base para nosso planejamento, todavia, nos somos as nossas atitudes no aqui e agora. Isso significa que, independentemente de quem você foi, é possivel escolher mudar.

Mude o seu midset, ou seja, sua forma de pensar. Perceba as coisas sob uma ótica positiva, identifique suas ‘incapacidades’ e busque desenvolvê-las. Você não precisa de ideias grandiosas para transformar a sua vida, comece com pequenas mudanças de atitude no seu dia a dia.

Muitos não sabem por onde começar, pois esperam que todas as condições estejam favoráveis, ou até mesmo que as coisas simplesmente aconteçam por si só. Isso não vai acontecer, portanto, comece hoje a fazer o melhor que pode com aquilo que tem.

O feito é melhor do que o não feito. Se não sair da maneira que você idealizou, tudo bem, pelo menos você entrou em movimento. Quanto mais você agir, mais irá aprender e, consequentemente, seus resultados serão cada vez melhores.

Como eu sempre digo para vocês, mudar exige esforço e disciplina. Entetanto, cada vez que acabamos com um padrão de autossabotagem, estaremos eliminando o mal pela raiz. 

Pessoas de sucesso são aquelas que agem apesar das adversidades, que seguem firme em seu propósito, independente do que aconteça. Lembre-se: seja mais forte que a sua melhor justificativa, sempre!

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

 

 

5 comentários em “Pare de se Sabotar

Adicione o seu

  1. “Antes feito que perfeito” tornou-se um mantra para mim, precisamente para me ajudar a ter esse impulso de partir para a ação, sem estar sempre à espera das benditas condições favoráveis (seja lá o que isso for)! 🙂
    Como espécie, temos mesmo muitos limites. E sabe tão bem estarmos finamente a tomar consciência disso!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Parabéns Susana! É isso aí mesmo, a partir do momento que temos consciência de nossas limitações, podemos direcionar nossos esforços para superá-las!
      E é exatamente assim, repetindo pra gente mesmo, diariamente, e reforçando positivamente nossos novos hábitos, que conseguimos mudar nossa vida verdadeiramente!
      Parabéns mais uma vez!!
      Beijos lindona!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: