O que é Estado de Fluxo?

Com o intuito de compreender o que leva o indivíduo a seu estado pleno de satisfação e motivação, o psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi estudou sobre o Estado de Fluxo, uma ferramenta muito utilizada para alcançar felicidade e bem-estar.

O Estado de Fluxo é quando mente e o corpo encontram-se em harmonia. Isso geralmente acontece durante a realização de atividades em que nos sentimos bem, como, no meu caso, quando assisto filmes e séries. Nesses casos entramos em Estado de Fluxo Temporal.

É muito comum vermos pessoas pensando em uma coisa, sentindo outra e fazendo algo totalmente diferente, causando estresse e desgaste emocional. Quando alcançamos o Estado de Fluxo, nosso sistema nervoso fica totalmente engajado no que estamos fazendo, e sua capacidade de monitorar nosso organismo diminui. É por isso que, quando estamos totalmente concentrados em algo, esquecemos de comer ou ir ao banheiro.

O Estado de Fluxo de Alcance diz respeito às nossas habilidades e o nível de desafio daquilo que estamos realizando. Nesses casos há uma diminuição da autoconsciência, fazendo com que não tenhamos medo de fracassar, pois há um equilíbrio entre o que estamos fazendo e nossas capacidades.

Veja no quadro abaixo a essa representação:

estado de fluxo quadro

Conforme podemos ver, o Estado de Fluxo de Alcance é quando o nível de desafio e nossas habilidades estão elevados. Para mim, um Estado de Fluxo de Alcance é acordar cedo todas as manhãs, antes das 6h.

Ao levarmos o Estado de Fluxo para a área profissional, ele acontece quando fazemos aquilo que gostamos. Porém, por vezes, fazemos tarefas que não são tão agradáveis, nesse caso, você deve encontrar uma forma de alcançá-lo.

Para isso, faça uma lista de 10 Estados de Fluxo. Pense em coisas que você faz e que poderia fazer pelo resto da sua vida sem nenhum sacrifício. Algumas perguntas para ajudá-lo a identificar esses estados são:

  • O que te faz perder a noção do tempo?
  • O que te deixa relaxado (dormir não vale)?
  • O que você faz de forma espontânea?
  • Em que momento você se sente totalmente focado no presente?

Depois, leia o que você listou e veja como pode levar para o exercício de outras atividades menos agradáveis. Uma coisa que eu costumava fazer quando trabalhava no escritório e precisava fazer algo que era mais chatinho, era escutar música no fone de ouvido, pois ouvir música um dos meus Estados de Fluxo Temporais.

Você merece sentir-se bem com o que faz, porém essa é uma decisão sua. Agora que você já sabe o como, aplique na sua vida e você verá como seus resultados serão melhores em tudo que fizer, você estará desenvolvendo-se cada vez mais e transformando a sua vida.

Seja feliz!

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: