Ambição x Ganância

É fundamental que tenhamos ambições em nossas vidas. O desejo de melhorar e conquistar é o que nos move a seguir em frente, em um contínuo processo de evolução e aprendizagem. O ponto é: em que momento, em meio a essa jornada em busca de sucesso, a ambição se torna ganância?

Ambição é um impulso positivo que nos faz partir para a ação, sair da zona de conforto e superar limitações em busca do que desejamos. Como quando estudamos, nos dedicamos e trabalhamos com afinco em busca de ascensão na carreira.

Ganância é quando a pessoa fica cega e enxerga somente o seu objeto de desejo, disposta a passar por cima de tudo e de todos, utilizando-se dos métodos que forem, para conquistá-lo. Se tomarmos como base o exemplo anterior, uma pessoa gananciosa é aquela que não busca se desenvolver, e sim prejudicar os outros para que possa se destacar.

Na cultura brasileira se tem uma ideia negativa com relação à ambição. Pessoas que alcançam o sucesso são invejadas e criticadas frequentemente. Isso acontece porque não se tem um conceito claro e definido sobre a diferença entre ambição e ganância disseminado entre a população. Ou seja, uma grande parte das pessoas só conhece o significado de ganância. Isso acaba resultando na mentalidade que muitas pessoas tem de não querer buscar algo melhor para si mesmo. 

Uma pessoa ambiciosa não está só em busca de mais dinheiro, ela quer sentir-se melhor, ser mais saudável, ter mais qualidade de vida, gostar do seu trabalho e contribuir com a sociedade, tornando o mundo um lugar mais próspero.

Por mais que a nossa cultura ainda tenha um conceito predominante de ganancia, cujo reflexo se dá diretamente no desenvolvimento do nosso país, é preciso persistir. Mantenha-se firme no seu propósito e ajude o próximo sempre que puder, leve outras pessoas consigo, assim conseguiremos a transformação necessária.

Pessoas gananciosas pode conseguir êxito temporariamente, porém, a que preço? Mais cedo ou mais tarde, seu egoísmo fará com que acabe perdendo tudo aquilo que conquistou, pois sua base é fraca demais para suportar o peso do seu “sucesso”.

É nosso dever, portanto, seguir em busca do crescimento sustentável. É essa mudança de atitude que fará com que possamos finalmente virar e esse jogo e nos tornarmos uma sociedade próspera e mais igualitária.

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

2 comentários em “Ambição x Ganância

Adicione o seu

  1. Pingback: Qual o seu Sonho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: