Aprenda a aprender

Cada um de nós tem um método de aprendizagem. Seja através da observação, leitura, tentativa, prática ou como você achar melhor, o processo mental é o mesmo, ou seja, nosso cérebro segue um scrip.

Compreender isso é importante para que você entenda seu processo de aprendizagem. Estamos sempre aprendendo algo, pois o mundo está sempre em processo de mudança. O desafio está em manter-se atualizado em um mundo onde o conhecimento está em constante processo de evolução.

Qualquer pessoa pode aprender o que ela desejar, desde que dedique-se e tenha persistência. Afinal, nenhum de nós nasceu sabendo como andar e falar, e hoje estamos aqui, fazemos muito mais do que isso.

Portanto, tenha em mente esse processo e será capaz de aprender qualquer coisa:

Ciclo-da-Aprendizagem

Devemos encarar cada um dos estágios como uma realidade momentânea, pois o processo de aprendizagem e evolução deve ser constante, não acomode-se ao alcançar determinado nível. Entendido isso, vamos entender um pouco mais sobre cada um:

Incompetência Inconsciente

Esse é o estágio inicial, quando não temos consciência sobre a nossa falta de habilidade para executar alguma atividade. Uma pessoa que nunca pensou em costurar, não está consciente sobre a sua falta de conhecimento sobre o processo.

A vantagem é que o que eu não sei, não me coloca na obrigação de acertar. Entratando, a sua ignorância é um grande limitador para seus resultados.

“A ignorância é uma dádiva. O conhecimento, entretanto, é uma bêncão.”

Márcio Martins

Você não saberá tudo sobre tudo. Entretanto, saber disso e estar sempre em desenvolvimento é o que fará a diferença.

Incompetência Consciente

Nesse momento passamos a ter consciência da nossa falta de habilidade em determinada área. É a partir deste estágio que devemos procurar o aprendizado para desenvolver as competências necessárias.

Você vai se deparar com muitos momentos como esse em sua vida, avalie se, ao dominar esse assunto você vai estar mais próximo do que deseja, se a resposta for sim, siga em frente. Caso contrário, avalie se não estará gastando tempo e energia com algo que, nesse momento, não agregará valor a sua jornada.

Competência Consciente

Nessa fase você sabe que sabe, ou seja, já tem o conhecimento necessário para exercer determinada tarefa, entretanto é preciso estar consciente de sua execução. Ou seja, para realizar a atividade, precisamos pensar constantemente sobre o que estamos fazendo.

É como quando aprendemos a dirigir, no início, precisamos estar atentos ao que estamos fazendo para engatarmos a marcha correta, acertar o pedal e todos os demais comandos necessários.

Em alguns casos, a pessoa pode sentir vontade de voltar para o estágio anterior, devido a sua ausência de facilidade. Porém, esse é justamente o momento em que você deve seguir em frente com determinação.

Competência Inconsciente

Pronto, enfim você dominou completamente essa nova habilidade. Não precisa mais se esforçar, você executa a tarefa naturalmente. E, para chegar até aqui foi preciso muito treino e repetição.

É como quando escovamos os dentes, caminhamos ou lemos um livro. Houve um momento em que nem sabíamos dessas possibilidades. Com o passar do tempo, ficamos conscientes de que não sabíamos e buscamos aprender. No início, fazíamos com muito esforço, demorávamos, caíamos e errávamos. Porém, quanto mais praticávamos, melhores íamos ficando, até que hoje fazemos automaticamente.

Assim como na incompetência inconsciente existe o risco do conforto da ignorância. Aqui há de se ter cuidado para não estagnar. Chegar na zona de excelência não significa que não há mais nada a aprender. O desafio está justamente em continuar se aprimorando naquilo que você já sabe.

Portanto, desenvolva um mindset de aprendizagem e esteja sempre em busca do conhecimento, principalmente o autoconhecimento. Quanto melhor você conhecer a si mesmo, mais terá consciência sobre as suas habilidades e limitações, podendo aprimorar seus pontos fortes e desenvolver seus pontos fracos.

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

2 comentários em “Aprenda a aprender

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: