O que são Imagens Mentais?

O nosso cérebro está constantemente criando imagens mentais, esta é uma das principais maneiras pela qual nos orientamos e processamos as informações. É com base essas imagens que escolhemos a forma como iremos agir.

Por exemplo, um professor fala em sala de aula “estudem e se preparem para a prova”, ao escutar isso, me vem automaticamente uma imagem onde eu estou sentada em frente ao computador, com minhas apostilas, estudando o conteúdo das aulas.

Ou seja, cada palavra possui uma imagem mental associada ao seu significado na nossa mente. Muito provavelmente, a sua imagem mental de estudar para uma prova é diferente da minha.

Existem duas maneiras pelas quais a mente recebe os dados com os quais criamos essas imagens: pelo que vemos, ou seja, eu vejo algo que me remete a uma imagem mental, fazendo com que a minha reação seja de determinada forma. Por exemplo, uma vez , quando criança, eu estava no interior visitando uns parentes e saí para andar de bicicleta. Em meio ao passeio, próxima a casa onde estava, avistei uma cobra, pequena, fina e preta. Na hora me veio uma imagem de uma cobra venenosa, mesmo não sendo a mesma, o que me fez voltar até a casa e avisar um adulto.

A outra forma, é o que ouvimos, que nos remete a uma imagem mental associada, conhecida como Imagem Verbal, a qual exerce grande influência sobre o comportamento humano.

Entender isso faz a diferença na nossa comunicação, pois, ao termos consciência de que estamos montando uma imagem na mente da outra pessoa, ela se torna muito mais eficaz.

Por isso é muito importante que a nossa comunicação seja eficaz, pois, ao contrário do que muitas pessoas que já conheci pensam, a responsabilidade pelo entendimento do que foi comunicada é do comunicador.

Nós já falamos aqui sobre a Linguagem do Sucesso, o que nos dá certa vantagem no desenvolvimento de uma comunicação clara e assertiva. Outro ponto é sempre fazer a verificação do que foi entendido, para termos certeza de que conseguimos fazer com que o outro forme a imagem mental que desejamos.

Já sabemos que o nosso cérebro não assimila a palavra ‘não’ e a descarta do que foi dito. É por isso que, seu eu lhe pedir para não pensar em uma porta, virá a imagem de uma à sua mente. Outras palavras muito utilizadas que não produzem o efeito desejado são: não posso, não devo, evitar e nunca.

Outro fator importante é que nosso cérebro opera com um processo interno chamado Dissonância Cognitiva, o que significa o conflito entre duas ideias. Isso faz com que, ao criarmos uma imagem mental, o nosso inconsciente comece a buscá-la na nossa realidade. Por exemplo, é bem comum que, quando alguém lhe fala sobre uma comida que você gosta, te dê vontade de comê-la, mesmo que nem esteja com fome.

Devemos, portanto eliminar as imagens de ações negativas ou consequências e substituí-las por Imagens Mentais Positivas. Elas são a meta daquilo que queremos comunicar. Por exemplo, ao invés de eu falar “não vá derrubar isso”, eu falo “vá com calma, carregue isso com cuidado.”

Escolher as palavras que vamos usar conscientemente pode parecer meio estranho no início, porém isso é decorrente de uma mudança de comportamento como outra qualquer, deixe de lado a estranheza e siga praticando.

Com o tempo, você começará a fazer essa escolha naturalmente, sem esforço, assim como é hoje, porém, de uma forma muito mais eficaz. Você verá o quanto a sua comunicação consigo mesmo e com as outras pessoas vai melhorar exponencialmente, eliminando o que antes poderiam ser desentendimentos ou até mesmo discussões.

A comunicação é um dos pilares do sucesso, a base das nossas relações, sejam pessoais ou profissionais. Uma comunicação eficaz pode ser a diferença entre conseguirmos ou não aquilo que desejamos. Portanto, comece a praticar essa nova forma de se comunicar e permita-se alcançar tudo aquilo que você quer.

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

Um comentário em “O que são Imagens Mentais?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: