Na dúvida, seja você mesmo!

Muito de nós, em algum momento de nossas vidas, já nos sentimos nervosos ou inseguros ao nos relacionarmos com outras pessoas. Me lembro que antes de conhecer meu enteado, estava tão ansiosa e preocupada em fazê-lo se sentir bem, confortável e querido, que naquele dia nem dormi direito.

É comum que busquemos a aceitação de pessoas que consideramos importantes, entretanto existem algumas coisas me deixam um pouco preocupada quando falamos sobre isso, pois essa é uma linha muito tênue.

Para construirmos relacionamentos saudáveis é importante sermos tolerantes e flexíveis, para aceitarmos as pessoas da mesma forma que gostaríamos de ser aceitos. De nada adianta querermo que sejam compreensivos conosco e que enxerguem nossa essência e intenção positiva, se não estivermos dispostos a fazer o mesmo.

Entretanto, não podemos buscar aceitação a qualquer custo. Na pressão de desempenharmos diferentes papeis e sermos bem sucedidos em todos eles, vestimos máscaras, achando que quem somos não é o suficiente.

Quantas pessoas se submetes aos mais diversos tipos de situações, por vezes humilhantes e degradantes, para serem aceitas por outras pessoas, das quais talvez elas nem gostem. Quantos de nós já riram de piadas que não acharam graça? 

Fazemos aquilo que achamos que o outro gostaria que fízessemos, falamos aquilo que acreditamos que gostariam de ouvir. No fundo, deixamos de nos conhecer e às outras pessoas. Pois, assim como você veste uma máscara todo dia ao sair de casa, todas as outras pessoas assim o fazem.

Então, veja que loucura: criamos um personagem, uma versão fictícia de nós mesmos, com o intuito de agradar outra pessoa, que ambém está sendo um personagem. Ou seja, ninguém fica realmente feliz nessa interação, pois estão atendendo expectativas que imaginam que o outro tenha, e que muito provavelmente são bem diferentes das que ele realmente tem.

Por isso, a melhor opção é sempre ser você mesmo. Se você acredita que ninguém vá gostar de você assim, talvez esteja faltando você se gostar um pouco mais. Busque se conhecer, se aceitar, se perdoar e aprender com você mesmo. Se estivermos de bem conosco, seremos uma companhia agradável aos outros também.

E, se algumas pessoas não gostarem, tudo bem, faz parte. Uma pessoa que tenta agradar a todos, é alguém que não se posiciona, que não tem suas próprias opiniões. Somos indivíduos, temos nossas percepções de mundo, iremos discordar em algum momento, é assim, inclusive, que evoluímos.

Existem pessoas que não estarão dispostas, não importa o que você faça, elas não estarão contentes. Às vezes, será preciso insistir um pouco mais, ter paciência e dar tempo para que as pessoas percebam por si só. Entretanto, ser quem você é sempre será mais vantajoso e saudável.

Resgate a sua essência, você é cheio de qualidades e com certeza existem muitas pessoas querendo te conhecer por quem você é, então permita-se. A vida merece ser mais do que baile de máscaras!

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

 

Um comentário em “Na dúvida, seja você mesmo!

Adicione o seu

  1. Pingback: Desça do Muro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: