Onde Você Estará Daqui a 5 Anos?

Você já pensou em como e onde pretende estar daqui a 5 anos?

Muitas vezes desejamos ter uma bola de cristal para prever o que nos aguarda, esquecendo que o futuro é algo que se constrói a cada dia.

Quando tomamos consciência de que onde queremos chegar e quem queremos nos tornar depende apenas de nossos esforços e ações, o futuro deixa de ser um estado de tempo, e passa a ser a oportunidade de uma vida melhor.

Pense em onde quer chegar e o que você faz para chegar lá, pois é isso que determinará se irá ou não conquistar o que deseja. Se você quer algo, porém não faz nada para alcança-lo, tenha a certeza de acabará frustrado.

Planejar o futuro consiste em direcionar suas ações do presente de forma consciente e alinhada com o seu objetivo maior.

Pensando em sempre trazer conteúdos valiosos, separei algumas dicas para ajudá-lo no planejamento dos próximos 5 anos:

Tenha um Objetivo

Se você pudesse fazer qualquer coisa em cinco anos, o que seria? Reflita sobre o que você deseja de forma clara e definida. Pense em todas as áreas da sua vida nesse momento: carreira, dinheiro, família, relacionamentos etc.

Descubra o que você gosta de fazer e pense em uma forma de torna-lo algo produtivo que o levará onde deseja. Ao se entusiasmar com o que faz, você irá se sentir muito mais motivado em seguir em frente com seus esforços e dedicação, fazendo o que for necessário para se manter firme no seu plano.

Pesquise sobre empreendimentos, carreiras e profissões que possam estar alinhadas com o seu objetivo. Converse com pessoas que desempenham atividades parecidas e aprenda com suas experiências.

Prepare-se

Fique atento às oportunidades e prepare-se para quando elas aparecerem: esteja bem informado sobre assuntos relevantes, estude, conecte-se a outras pessoas e construa redes de relacionamentos. Dessa forma você estará capacitado para, quando surgirem as adversidades, reverte-las ao seu favor.

Um futuro promissor só irá se concretizar se planejarmos nossas ações para alcançarmos nossos objetivos. Todo o conhecimento conquistado só terá valor se você colocar em prática.

“O que ouço, esqueço. O que vejo, recordo. O que faço, aprendo.”
Confúcio

Desapegue-se do Passado

Remoer o passado pode se tornar uma limitação, impedindo que você siga em sua jornada. Ser bem-sucedido se trata de seguir em frente, desenvolver-se e deixar as coisas passarem para a chegada do novo.

Abandone o hábito destrutivo de se autopunir, aprenda com suas experiências para atingir resultados cada vez melhores.

Coloque seu Planejamento no Papel

Escreva seu plano, incluindo o máximo de detalhes e informações, isso fará com que você tenha uma perspectiva clara sobre o cenário atual, o caminho a seguir e o estado desejado.

Organize sua rotina e faça listas de tudo que você precisa realizar nos próximos dias. Estabeleça pontos de referência para que identifique claramente o seu estágio atual rumo ao seu objetivo.

Por exemplo: uma pessoa pode desejar ganhar mais dinheiro, entretanto, é necessário definir o quanto ela quer alcançar para saber quando tiver atingido a meta.

Engenharia Reversa

Essa é uma forma de analisar sua meta de uma perspectiva contrária. Comece pensando no seu objetivo e depois liste tudo que deve acontecer para você conquista-lo, até chegar nos dias atuais.

Continuando o exemplo anterior, sobre ganhar mais dinheiro: digamos que o sujeito defina como meta ter um rendimento mensal de R$10.000 por mês.

Antes de chegar lá o que ele precisa fazer?

Pode ser alcançar um cargo mais alto na empresa onde trabalha, e, antes disso, desenvolver suas próprias habilidades e preparar-se para exercer essa nova função, e assim por diante.

A ideia é que, pensando de forma inversa, você elimine as etapas de autossabotagem, que apenas te atrasam no alcance daquilo que deseja.

Revise

Não tenha medo de revisar seu planejamento, é natural que você precise fazer alguns ajustes de percurso. Vá adaptando seu plano conforme avança na sua execução, evitando possíveis desvios.

Cuide da sua Saúde Financeira

Dessa forma, você vai conseguirá alcançar seus objetivos mais facilmente, seja adquirindo recursos, conhecimento, estabelecendo parcerias ou fazendo investimentos.

Revise seus hábitos de consumo e corte os gastos desnecessários. Essa grana extra pode fazer a diferença em oportunidades ou ameaças futuras.

Leve seu Objetivo com Você

Escreva seu objetivo em um papel e leve-o com você. Olhe para ele sempre que possível, isso vai fazer com que seu inconsciente o assimile e direcione todos os seus esforços, comportamentos e ações para o que você deseja alcançar.

Comemore

Celebre todas as etapas concluídas, desde as mais simples até as mais grandiosas. É importante, porém, que a comemoração seja coerente com o que você alcançou. De nada adianta alguém que se esforça para alcançar determinado peso comemorar comendo em um rodízio de pizza.

Ao vibrar com cada etapa vencida, você reforça na sua mente o quanto é capaz, sim, de realizar o que deseja para a sua vida e percebe o quanto esta, a cada dia, mais próximo do seu objetivo.

Planeje seu futuro, entretanto, não espere demais para começar a colocá-lo em prática. Identifique o que você pode começar a fazer hoje para transformar a sua vida e coloque em prática. Agora que você já tem o conhecimento necessário, é hora de partir para a ação.

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

Um comentário em “Onde Você Estará Daqui a 5 Anos?

Adicione o seu

  1. Pingback: Detox Mental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: