Como Anda a sua Produtividade?

A grande quantidade de tarefas do dia a dia e o ritmo acelerado fazem com que você acabe desviando a sua atenção daquilo que deve ser feito? Você sente que trabalhou o dia inteiro e não rendeu nada?

Muitas vezes, cheguei em casa, ao fim de um dia de trabalho, com a sensação de que me ocupei com várias coisas e acabei não fazendo o que era realmente necessário.

A falta de organização e planejamento podem ser os maiores vilões da produtividade, fazendo com que trabalhemos muito, entretanto, sem direção alguma. Isso também acontece com você?

Existe uma grande diferença entre se ocupar e produzir.

Passamos o dia ocupados respondendo e-mails, mensagens no celular, notificações das redes sociais ou participando de reuniões desnecessárias, que não nos levarão a lugar algum.

Produzir é fazer o que é necessário para alcançar seu objetivo. Quando você se torna produtivo, melhora seus resultados e, consequentemente, seus ganhos financeiros, além de ter tempo para momentos de lazer. 

Então, eu te pergunto:

  • Você sente que trabalha muito e seus resultados não são compatíveis com seu esforço?
  • Falta tempo para se dedicar a outros aspectos da sua vida que não seja trabalho?
  • O excesso de trabalho afeta a sua saúde?
  • Não consegue organizar seu tempo e colocar em prática tudo que precisa fazer durante o dia?

Se você respondeu que sim para alguma dessas perguntas, pode estar gastando seu tempo e energia da forma errada, comprometendo seus objetivos.

Produtividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. Com alguns cuidados e mudanças na rotina, é possível combinar equilíbrio pessoal e realização profissional.

Quer saber como produzir mais em menos tempo? Confira as dicas que eu separei:

1 PLANEJE SEU DIA

Poupe seu cérebro e não perca tempo tentando lembrar de tudo que deve ser feito. Ao final de cada dia, faça um planejamento das tarefas que deverão ser realizadas no dia seguinte para se guiar.

Aprenda a fazer a coisa certa na hora certa e liste o que deve ser priorizado. Mantenha suas atividades sob controle e estabeleça prazos, assim você corre menos risco de dispersar sua atenção.

2 ELIMINE AS OCUPAÇÕES

Identifique as atividades que não fazem diferença para o seu objetivo e elimine-as. Separe um momento para fazer isso quando já tiver concluído as atividades do dia.

Não aceite tarefas desnecessárias e não se comprometa a fazer coisas para as quais não tem tempo. Também é preciso saber delegar, não se sobrecarregue com coisas que não são suas.

3 AVALIE SEU DIA

Ao final de cada dia, avalie como está a sua produtividade. Pontue tudo que você conseguiu fazer e, caso não tenha concluído alguma tarefa, o porque você entende que isso aconteceu e como pode evitar futuramente.

4 EXERCÍCIOS FÍSICOS

Exercícios físicos aumentam o nível de endorfina, proporcionando mais disposição e energia. Ao treinar seu corpo com disciplina, você causa uma quebra de fisiologia, fazendo com que isso se reflita nas demais áreas da sua vida.

Pratique uma atividade física que te dê prazer e esvazie sua mente. Parar de pensar em uma situação pode te dar novas ideias. 

5 ESTEJA PREPARADO

De nada adianta planejar todo o seu dia e vê-lo comprometido por um imprevisto. Aprenda a ser flexível para se adaptar caso algo inesperado aconteça e transformar o que seria uma ameaça em oportunidade.

6 PLANEJE SUAS METAS

Divida uma grande meta em etapas e cumpra uma tarefa por vez. Assim você administra melhor o seu tempo e consegue perceber o seu avanço rumo ao objetivo, fazendo com que seu progresso seja tranquilo e constante.

Ninguém chega ao topo da montanha sem passar pela escalada, ao dividir o seu planejamento em pequenas metas você não pula etapas e constrói uma base sustentável para o seu sucesso.

Além disso, você aumenta seu nível de realização, confiança e capacidade, pois consegue mensurar seus feitos e o quanto eles te aproximam do destino final.

Conclusão

Desenvolver comportamentos produtivos exige prática e dedicação. Por mais que possa parecer pouco fácil no início, você vai perceber que seu resultado não depende proporcionalmente da quantidade de tempo que você dedica à realização de uma tarefa, e sim ao como ela é feita.

Não espere por um grande acontecimento para refletir sobre seus comportamentos. Comece hoje a mudança na sua vida, tornando-se mais produtivo e alcançando os resultados que deseja com qualidade de vida.

Se você deseja alcançar seu objetivo de forma rápida e eficiente, planeje suas metas, saiba onde você quer chegar e como. Não deixe que o tempo passe e seu sonho e fique perdido pelo caminho.

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: