O Segredo é Focar

Para conquistar algo não é preciso um grande passo, e sim vários pequenos passos ao longo do trajeto até o nosso objetivo. E é aí que está o perigo: existem uma infinidade de pequenas distrações no caminho que podem desviá-lo totalmente do seu foco.

Para que possamos evita-las, precisamos entender um pouco de como esse processo acontece na nossa mente. Ao alternarmos nossa atenção entre várias atividades, além de sobrecarregar o nosso cérebro, criamos um padrão de comportamento que fica registrado no nosso inconsciente, tornando-se tão automático quanto respirar. Ou seja, programamos nossa mente para mudar o foco constantemente.

Felizmente, o cérebro é como um músculo e, portanto, pode ser treinado. Qualquer um pode treinar a mente para desenvolver capacidades e habilidades, basta se dedicar e praticar constantemente.

Para te ajudar nesse treinamento, trouxe algumas dicas super práticas para aumentar o seu foco:

Lugar Tranquilo

Se você trabalha em um lugar movimentado, com outras pessoas e ruído frequentes, isso pode afetar sua capacidade de focar no que está fazendo.

Procure ambientes tranquilos e confortáveis, elimine possíveis distrações e atente-se à luminosidade e temperatura, para que não se tornem empecilhos. Mantenha o local limpo e organizado, o excesso de informações do ambiente pode causar distrações.

Entretanto, cuide para que isso não se acabe sendo uma barreira, mantenha o local em boas condições, mas não passe horas limpando e organizando tudo meticulosamente: isso é procrastinação.

É muito importante preparar o ambiente de trabalho, pois, por mais que se esforce, barulhos e interrupções impedirão que você consiga ter foco total nas suas atividades.

Elimine Distrações

A tecnologia pode ser tão boa aliada, quanto inimiga da concentração. Deixe suas redes sociais fechadas, desligue suas notificações, coloque o celular no silencioso e feche o seu e-mail.

Caso seja importante checar os e-mails, defina momentos específicos para fazer isso. Não interrompa suas atividades a todo momento para checar se chegou algo novo, isso irá interromper o foco que você estabeleceu na sua atividade.

Com relação as redes sociais e mensagens no celular, por exemplo, você pode atualizar-se nos momentos de pausa.

Meditação Mindfullness

Mindfulness é a tradução da palavra Sati, definida como “a capacidade de se lembrar”. É estarmos conscientes do nosso corpo, mente, pensamentos e emoções. Também conhecida como “atenção plena”.

A Meditação Mindfulness funciona da seguinte forma:

  1. Quando estiver em meio a alguma atividade, pare e preste atenção somente na sua respiração. Concentre-se na sensação de ter os pulmões inflando e voltando a posição original, sinta o ar entrando pelo seu nariz e saindo pela boca e foque apenas nisso.
  2. Concentre-se em todas as suas sensações corporais: tensões musculares, dores, relaxamento. Volte toda a sua atenção para o seu corpo, o que você está sentindo, nesse momento.
  3. Não importa o que você está sentindo: pode ser agitação, irritação, calma ou tranquilidade. Não tente modificar as sensações, conecte-se com elas. Apenas respire e permita-se aceitar, estar e relaxar com qualquer coisa que esteja presente.

Você não precisa fazer isso por um longo período de tempo, comece com 5 a 10 minutos de prática diária, a repetição é mais importante do que ficar meditando durante 1 hora, mas não conseguir manter essa rotina diária.

Exercícios Físicos

Além de trabalhar o corpo, as atividades físicas também exercitam o cérebro, trazendo inúmeros benefícios, como o aumento do foco no trabalho e tarefas do dia a dia.

O cérebro libera endorfina durante a prática de exercícios físicos, favorecendo as conexões entre os neurônios, as chamadas sinapses neurais, o que contribui para o aumento dos níveis de concentração e raciocínio.

Com a mente trabalhando em potência máxima, os dias rendem mais e, consequentemente, sobra mais tempo para descansar e curtir com a família, por exemplo.

Durma Bem

É essencial que você esteja descansado, caso contrário sentirá sono durante o dia e terá dificuldade em manter o foco. Tenha boas noites de sono e não durma muito tarde.  

A qualidade do seu sono, além de ser fundamental para a saúde do seu corpo, influencia diretamente na capacidade de concentração, foco, resolução de problemas e aprendizado. É durante o sono que o nosso cérebro guarda as informações na nossa memória de longo prazo.

Caso você tenha dificuldade para dormir, a meditação e os exercícios físicos trarão resultados excelentes para a melhora do seu sono.

Conheça seu Ritmo

Conheça o seu ritmo de trabalho e identifique em que momento do dia você é mais produtivo. Assim você poderá organizar melhor as suas tarefas diárias, de acordo com seu nível de produtividade.

Deixe as tarefas mais complexas para os momentos em que está mais disposto. Você vai perceber que a sua capacidade de resolver problemas, absorver conhecimento e manter-se focado será muito maior.

O poder de focar 100% no que está fazendo permite eliminar todas as distrações. Dessa forma, nosso cérebro trabalha de forma muito mais efetiva, direcionando todos os esforços para realizar uma atividade específica.

Como tudo na vida, é importante praticar para “pegar o jeito”. Ao invés de ficar preocupado em saber se essas dicas funcionam mesmo ou não, ou procurar por grandes resultados imediatos, concentre-se e incluí-las no seu dia a dia. E, então, você verá uma grande diferença nos seus resultados.

Com o tempo, o cérebro vai se habituando a manter o foco por cada vez mais tempo. Por isso, quanto mais você praticar, mais fácil será manter-se focado nos seus objetivos e, consequentemente, alcança-los.

Desenvolva o seu foco e será capaz de se manter na direção dos seus sonhos!

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: