Tipos de Empreendedores

Engana-se quem pensa que o perfil empreendedor se restringe a um conjunto específico de características pessoais e postura profissional. Com tantas possibilidades no mercado, foi-se o tempo em que a figura do empresário era representada pelo clássico modelo do homem de negócios a frente de uma multinacional.

Hoje em dia, com a constante evolução tecnológica, a demanda por inovações é crescente. Há espaço para que os mais diversos perfis possam encontrar seu nicho e a forma de trabalho mais adequada. A possibilidade de sucesso existe para todos os que desejam se aventurar em novos desafios.

Como cada pessoa tem seus próprios motivos que a levam a empreender, as variações de perfil empreendedor são grandes. Há dois grandes grupos: os empreendedores por necessidade, que empreendem para poder sobreviver; e os empreendedores por oportunidade, aqueles que identificam uma oportunidade com potencial de crescimento.

Vamos, agora, conhecer os 9 Tipo de Empreendedores mais frequentes no cenário atual do mercado e suas principais características:

#1 Alienado

Não sabe se transforma o mundo ou compra uma bicicleta. Fica perdido em meio a sonhos utópicos sem uma direção certa.

Nesse perfil, predomina o medo, somado a um conjunto de crenças limitantes individuais, como a de falta de capacidade, por exemplo.

Com isso, ele cria uma alta expectativa sobre o empreendedorismo e tudo que ele pode oferecer, porém, sua expectativa de si mesmo é baixa. Fazendo com que falte autoconfiança para aceitar o desafio.

#2 Aspirante a Empreendedor

Está começando no mundo empreendedor, seu conhecimento sobre processos, mercado e ferramentas ainda é bastante limitado.

Pensa muito em empreender, mas ainda está na fase de fazer algumas pesquisas, sem uma decisão formada sobre fazer essa mudança na sua carreira profissional.

É o clássico caso de pessoas que iniciam no empreendedorismo, mas ainda mantêm seu emprego formal.

#3 Aprendedor

Busca o conhecimento aprofundando, participa de palestras, workshops, cursos, eventos e conferências sobre o assunto.

Apesar de adquirir um vasto conhecimento, não coloca em prática. Só fica aprendendo e nunca entra em ação, detendo-se apenas na teoria.

#4 Procrastinador

É aquele que sabe o que precisa fazer, já até mesmo planejou e traçou um caminho a ser seguido, entretanto, simplesmente não executa conforme o esperado.

Fica adiando tarefas complexas ou não tão interessantes, fazendo desvios do seu plano de ação a todo momento.

É um perfil que dá desculpas como “vou fazer amanhã de manhã, pois estarei mais disposto”, e acaba deixando de fazer o que tem que ser feito.

#5 Mudador

Não tem constância de estratégia e direção. Muda de opinião e objetivo frequentemente, pulando de galho em galho em busca de uma nova forma de solucionar a sua falta de resultado.

Não persiste o suficiente em seu planejamento para que comece a obter os resultados esperados. Fazendo com que “atire para todos os lados”, sem obter retorno.

#6 Social 

Está sempre conectado e participa de vários grupos de redes sociais, geralmento no Facebook e Whatsapp.

Comentam em todas as postagens, respondem a todos os comentários e estão sempre expressando sua opinião. Entretanto, se esquecem de trabalhar em prol do seu próprio objetivo.

#7 Travado

Sofre de overdose de informação.

Com o avanço da tecnologia ficou fácil e rápido obter informação sobre os mais variados assuntos. Esse empreendedor não consegue fazer um filtro no conteúdo absorvido.

Existem diversas vertentes do Empreendedorismo, se você não souber optar por qual seguir, não terá clareza do que fazer.

Ou seja, fica travado, sem saber para onde ir.

#8 Fazedor

Se ocupa muito mais do que produz. Trabalha por longos períodos, com poucos resultados.

Não tem clareza de suas ações e objetivo, fazendo com que não consiga direcionar seus esforços de forma eficaz.

#9 Imparável

É o perfil ideal de empreendedor. Possui o Mindset correto, planeja e entra em ação com persistência em prol das suas metas, com foco total e sem procrastinar.

A partir do momento em que define um objetivo, nada pode pará-lo. Todas as suas ações e pensamentos estão direcionados para um ponto único. Ele continuará até alcançar o que deseja.

No fundo, todos buscamos satisfação pessoal, independência financeira e construir um legado. Esses modelos não são estáticos, qualquer um pode evoluir e se desenvolver no decorrer de sua vida, basta se dedicar a isso.

Um mundo a ser explorado 

Felizmente, o mundo dos negócios não se limita a um padrão de personalidade. Pessoas com diversos tipos de experiências, culturas e conhecimentos podem agregar nesse cenário de inovação.

Então, pergunte-se:

O que está faltando ao meu redor hoje? Como posso, com as habilidades e recursos que possuo hoje, oferecer algo novo?

Desligue-se da ideia de que só os grandes negócios têm lugar no mercado. Se existe um público, existe uma demanda. E, quando você percebe isso, expande sua perspectiva de crescimento profissional e pessoal.

Empreender é sonhar e, principalmente, trabalhar para alcançar esse sonho.

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

4 comentários em “Tipos de Empreendedores

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: