Mentalidade Empregada x Empreendedora

Você tem uma ideia pela qual é apaixonado e acha que daria um bom negócio? Está buscando mais liberdade e tempo de qualidade com a família?

Independente do motivo, saiba que a maneira como você pensa pode influenciar no resultado do seu empreendimento. 

O sucesso começa na mente do empreendedor.

Pessoas que foram funcionárias durante toda a sua carreira, desenvolvem padrões de pensamento que determinam sua maneira de ver a vida e reagir ao que acontece à sua volta.

A sensação de segurança oferecida por um salário mensal resulta em um certo comodismo, que reflete nas suas ações e realizações. Ou seja, a maioria das pessoas está mais acostumada a reagir ao que acontece, ao invés de tomar a frente das decisões.

Muitos não tem um plano de carreira e nem sabem ao certo onde querem chegar. Simplesmente trabalham, dia após dia, sem pensar muito no futuro. Você deve conhecer pelo menos uma pessoa que já se viu desesperada porque foi demitida e não tem um plano para lidar com a situação.

Ao empreender, é preciso quebrar paradigmas e construir uma nova visão de mundo. Planeje seus movimentos e treine sua mente para reconhecer as oportunidades.  O empreendedor vê o mundo e os acontecimentos de uma maneira voltada para o negócio.

É hora de assumir o controle e dizer quem é que manda na sua mente. Em outras palavras, os padrões de pensamento que você habitualmente adota governam, em grande parte, os resultados que você conquista.

Nem todas as pessoas compreendem as mudanças necessárias. Por isso destaquei ponto que considero como as principais diferenças de percepção entre essas duas mentalidades:

1. Responsável pelas Decisões

Os empreendedores têm uma incrível oportunidade de criar algo a partir do nada, mas isso significa tomar grandes decisões.

Ao contrário do empregado, o empreendedor não espera que as coisas aconteçam, ou que alguém diga o que precisa ser feito.

Empreendedores bem-sucedidos entendem que oportunidades podem ter curta duração e desenvolvem um senso de urgência que os ajuda a alcançar seus objetivos.

2.Visão de Curto e Longo Prazo

Trabalhe para os outros e você será o principal responsável por garantir que o que precisa ser feito, estará feito.

Como empreendedor, é necessário projetar o futuro, pensando em todas as possíveis armadilhas e oportunidades que podem surgir e, por vezes, tomar decisões baseadas em incertezas.

3. “Zona de Desconforto”

Nos acostumamos a pensar dentro da caixa. Quando nos tornamos empreendedor, simplesmente não há caixa.

É preciso ver o que os outros veem, testar ideias, dominar novos territórios e assumir riscos. Isso exige coragem, força de vontade e determinação para seguir em frente.

4. Ame o que Faz

Como empregado, você pode até fazer algo que não gosta apenas pelo salário no final do mês.

Um empreendedor ama o que faz. Caso contrário não terá a motivação necessária para todo esforço e dedicação que um empreendimento demanda.

5. Quebre as Regras

Isso não significa fazer coisas erradas ou passar por cima de outras pessoas. E sim estar sempre procurando maneiras diferentes de fazer as coisas.

Não é porque algo foi feito de uma determinada maneira até então, que não possa ser melhorado.

6. O Tempo não é Linear

Como empregado, você tem uma rotina de horários e dias de trabalho. Já o empreendedor não está preso ao relógio de ponto.

Empreendedores de sucesso tem um perfil denominado como Imparável, não por acaso. Sabem que alcançar seus objetivos exige trabalho duro e dedicam-se durante o tempo que for necessário para isso.

E agora vem o que eu considero a grande sacada: ter uma mentalidade empreendedora não é exclusividade daqueles que comandam seus próprios negócios. Ter uma mentalidade empreendedora é fazer do seu trabalho o seu próprio negócio.

Não é porque você escolheu uma carreira dentro de uma organização que necessariamente esteja destinado a ter uma mentalidade de empregado. Pessoas que se destacam em suas carreiras são aquelas que tratam o seu trabalho como uma venda diária e tem uma relação de negócios com a empresa.

Ter uma mentalidade empreendedora pode ser um desafio, por isso, tenha em mente esses três itens e já estará estimulando a sua mente para uma nova percepção:

  • Flexibilidade: é a capacidade de se adaptar as situações e pessoas à sua volta.
  • Autoconfiança: acredite em si mesmo. Se não se sente preparado, procure desenvolver as habilidades necessárias.
  • Curiosidade: tenha uma mente ativa, amplie seus horizontes e desenvolva suas capacidades.

Desenvolver uma mentalidade empreendedora é tarefa para todos os dias. Haverá momentos em que talvez você pense em desistir, mas siga em frente e persevere. Superar os desafios é fundamental para que você faça essa mudança e atinja seus objetivos.

Continue praticando, uma coisa é certa, só fica mais fácil.

Lembre-se: você se torna aquilo que pensa.

Eu acredito em cada um de vocês!

Beijos!

Até a próxima!

Gostou? CURTA e COMPARTILHE com seus amigos!

Tem sugestões? Deixe nos COMENTÁRIOS ou mande uma MENSAGEM!

Lembre-se de SEGUIR o blog para ficar por dentro das novidades!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: